sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A EXPRESSÃO RATIMBUM SIGNIFICA MESMO EU AMALDIÇOO VOCÊ?

“julgai todas as coisas, retende o que é bom” (1Ts 5. 21).
Durante um bom tempo tenho ouvido e lido coisas a respeito do siguinificado ou origem da palavra ratimbum, coisas do tipo como:


RATIMBUM é uma palavra mágica usada pelos magos persas desde a Idade Média;

Ra-tim-bum! (este é o significado: eu amaldiçoo você);

Existiu até certo tempo um programa infantil chamado de Castelo Ratimbum, que tem o significado de “Castelo da Maldição”.
Cansado de tantas besteiras sem fundamentos, busquei informações para esclarecimento geral.
O crente deve ser um pensador, não deve ser levado por qualquer coisa que lhe for afirmado, sem investigar acuradamente. Deve avaliar com bom senso e fundamentação antes de ir afirmando uma verdade.
Para quem não lembra, Ratimbum foi um programa infantil exibido entre 1989 e 1992, na TV Cultura e que fez muito sucesso naquela época. Teve ao total 180 episódios e diversas premiações, inclusive uma “Medalha de Ouro no Festival de Nova York”.

Segundo o Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa,a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, é a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro.
 De acordo com a Revista Acadêmica da Fapesp, de março de 2004, esses gritos da canção “Parabéns pra você” foram incorporados porque eram comuns no Brasil na década de 1920, geralmente gritados em comemorações de estudantes universitários durante as comemorações de formatura. Assim, “É hora, é hora” significava o momento de colocar as bebidas na geladeira.
 
"É pique, é pique" era uma saudação ao estudante× Martins, conhecido como "pic-pic" porque vivia com uma tesourinha aparando a barba e o bigode pontiagudo."

"É hora, é hora" era um grito de guerra de botequim. Nos bares, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja – era o tempo necessário para a bebida refrigerar em barras de gelo. Quando dava o tempo, eles gritavam: "É meia hora, é hora, é hora, é hora" .

"Rá-tim-bum", por incrível que pareça, refere-se a um rajá indiano chamado× Timbum, ou coisa parecida, que visitou a faculdade – e cativou os estudantes com a sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas do restaurante× Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje:"

CONCLUSÃO:
Conforme a pesquisa, não há nada que comprove esta teoria do RÁ-TIM-BUM significar maldição, lembrando que os textos que fazem referência a esse fato carecem de informações básicas tais como: livro extraído, sites ou seja referenças não sendo assim, de fonte confiável.

A palavra Rá tim bum, é um termo brasileiro não havendo possibilidade de ter outro idioma ou língua.




Fonte de pesquisa:
fatoefarsa.blogspot.com.br
blognoprincipio.blogspot.com.br

BONAMIGO, Zélia Maria.
Folclore: diferenças entre folclórico, popular, mito e lenda.


De olho na cultura: pontos de vista afro-brasileiros / Ana Lúcia

Silva Souza [et al...]. _Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais;

Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2005.