domingo, 6 de maio de 2012

As Minisséries Bíblicas da Record segue de fato a bíblia ?

No Brasil, a Rede Record é a primeira a produzir miniséries de alta qualidade inteiramente baseada em passagens e livros da bíblia. A primeira foi ao ar em 1997: 
"O desafio de Elias", que sofreu bastantes críticas pela baixa qualidade de produção e de roteiro. Contudo, a minisérie foi reprisada várias vezes nas madrugadas evangélicas da Record e no mês de abril de 1999 foi ao ar às 20 horas na emissora dos bispos.
Séries bíblicas são tão lucrativas para a Record que a emissora produzio outras como:
Ester, Sansão e Dalila, Rei Davi e é esperado a produção de José do Egito.
Na Bíblia a história de Sansão e Dalila é encontrado no livro de Juízes 16.1-31.
A historia é pequena e não revela muito do passado de Dalila muito menos de sua familia.
Na série da Record, foi possível perceber a importância que foi dado a beleza de Dalila e sua sensualidade.


Mel Lisboa como DALILA

Bela mulher filisteia da região do vale do Soreque, Dalila é uma mulher que tem consciência de sua beleza incomum e do que ela provoca sobre os homens. É vaidosa e sedutora por natureza. Filha única, Dalila sofre na juventude com a obsessão de seu padrasto, Rudiju. Sua mãe, Agar, não acredita em suas acusações contra ele, o que a faz sair de casa. Dalila se torna cortesã do príncipe Inárus e consegue ter a vida que sempre sonhou, vivendo num palácio. Dalila é uma mulher enigmática e contraditória, que oscila entre momentos de mocinha e atitudes de vilã.


Observações importantes:

A Bíblia não fala nada sobre Dalila ter um padastro e muito menos ter saindo de casa, por causa da obsessão do mesmo em deita-se com ela e por conta deste fato ter se tornado cortesã;
A outra parte é que Dalila faz Sansão dormir e ela corta os seus cabelos.
Segundo a Bíblia no livro de Juízes 16:9
“Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e RAPOU-LHE as sete tranças do cabelo de sua cabeça. e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força.”
Dalila não cortou sequer um fio de cabelo de Sansão como foi mostrado na minisérie.



A minissérie foi escrita por Vivian Oliveira e foi filmada em cinco cidades cenográficas diferentes, incluindo um set no Canadá. Foram meses de treinamento e estudo para que os atores pudessem aprender sobre a época e os costumes da região.
Rei Davi  mostra todas as principais etapas da vida do pequeno pastor de ovelhas que derrotou um gigante e se tornou rei de Israel. A história bíblica foi adaptada para a TV e terá muitas cenas de ação e romance.
Essa produção custou cerca de R$25 milhões e recebeu aprovação até mesmo do genro de Edir Macedo. Renato Cardoso pediu para que os cristãos acompanhem essa minissérie pois irá mostrar muitas partes da Bíblia.
Apesar de estar baseada na Bíblia a autora incluiu cenas que não foram relatadas no Livro Sagrado o que incomodou alguns cristãos como Tatiana Marinho que comentou sobre o primeiro episódio em seu Facebook: “A Série do Rei Davi já começou com falha! O lance de salvar a Bate-Seba dos beduínos não está na Bíblia!!”, enfatizou a blogueira cristã.
Observações importantes:
É importante dizer que mais uma vez a sensualidade fez parte desta série, não havia necessidade da Record mostrar a imagem Bate-Seba (atriz Camila Rodrigues) tomando banho enquanto Davi lhe obeserva.
Foi um grande apelo erótico, onde acabou  levando a atriz a estampar as páginas da revista masculina "Playboy" no mês de março;
Cenas da Série:
A outra parte para análise é a luta entre Davi e Golias, Golias não fala ou seja é apresentado como um homem "mudo" e isso não é verdade poís Golias fala com Davi antes da luta I Samuel 17: 43-44.
Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu pelos seus deuses amaldiçoou a Davi. Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.


E Finalizando quando Davi acerta Golias com a pedra em sua testa, segundo a Bíblia ele cai para frente ou seja com seu rosto sobre a terra e não como foi mostrado na série que ele cai para trás. I Samuel 17:49
E Davi pôs a mão no alforje, e tomou dali uma pedra e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa, e a pedra se lhe encravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.


Veja a cena na série:
 




 Minisérie Rei Davi Patrocinado por marca de cerveja ?



Após ser alvo de ataques de espectadores cristãos, que não gostaram de ver a série bíblica Rei Davi associada a uma marca de bebida alcoólica, a cerveja Itaipava vai reavaliar o patrocínio de 15 milhões de reais à minissérie da Record.

O site da revista VEJA apurou que aconteceria um encontro de representantes do Grupo Petrópolis, que fabrica a Itaipava, com representantes da Record para decidir se seria mantido o patrocínio à série. "Vamos avaliar ao lado da emissora qual a postura a ser adotada, visto que ela produz o referido programa e a audiência faz parte de seu patrimônio", diz texto enviado ao site pela assessoria do Grupo Petrópolis. Procurada, a Rede Record garantiu que "o anunciante está contente com os resultados atingidos por Rei Davi" e que permanece até o último capítulo da minissérie.

O bispo Renato Cardoso, genro de Edir Macedo, defendeu a emissora em seu blog numa resposta a um comentário sobre o assunto: "Você precisa saber que a concessão dada à Record é comercial, ou seja, ela não é uma emissora religiosa, assim como a minissérie não é cristã. Por isso, para toda a programação é necessário ter patrocinadores. Você deve ter ouvido falar que cada episódio custou cerca de 1 milhão de reais e alguém tem que pagar essa conta", escreveu Cardoso, no início de fevereiro.

Texto retirado do site abaixo:


Fonte:
 http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/itaipava-ira-reavaliar-patrocinio-na-minisserie-rei-davi



Fontes de Pesquisa:
www.bahiawebradio.com/2012/01/estreia-da-minisserie-rei-davi-tem-bons.html

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/itaipava-ira-reavaliar-patrocinio-na-minisserie-rei-davi

Bíblia livro de I Samuel e Juízes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário