domingo, 4 de dezembro de 2011

O filme V de vingança

 
V de Vingança é a história de um mascarado que tenta fazer, à base de explosões e assassinatos, o povo se insurgir contra o governo fascista da Inglaterra de 2020. Em seu caminho, ele encontra e toma sob sua proteção a mocinha Evey Hammond (Natalie Portman), enquanto escapa das investigações do detetive Eric Finch (Stephen Rea). Essa história uma adaptação dos quadrinhos da HQ homônima, publicada entre os anos de 1988.

e 1989 pela empresa DC Comics, escrita por Alan Moore e ilustrada por David Lloyd. A versão para o cinema foi lançada no ano de 2006, tendo como diretor James Mcteigue e produzida pelos irmãos Wachowski e distribuída pela Warner Bros. A equipe responsável pelo filme foi também a que criou a trilogia Matrix, filmes da atualidade com uma abordagem bastante contestatória dos valores da contemporaneidade.
                                                                      

Em seu roteiro, observa-se a pluralidade das abordagens deste tema do filme, sendo visto por diferentes ângulos dentro da sociedade. Para o Estado, Codinome V é um terrorista pronto para destruir a ordem e subverter o controle do Estado. Já a sociedade o considera como um herói da liberdade, pronto para defendê-la da tirania estatal. 
                                                                   
       O desenhista David Lloyd, responsável pelas ilustrações, criou a imagem original da máscara, popularizada em 2006 pelo filme V de Vingança, da produtora de cinema Warner Bros.
Distribuídas como brinde no lançamento do filme, as máscaras tinham sido usadas, em 2008, pelo grupo de hackers militantes Anonymous durante um protesto contra a Igreja da Cientologia.
Desde então, foram incorporadas pelos manifestantes em protestos anticapitalistas. 


Mensagem do filme:

O filme baseado no livro leva a idéia da guerrilha urbana mais adiante, e termina com a imagem de uma multidão de londrinos vestindo a máscara de Guy Fawkes, sem armas, marchando em direção ao Parlamento.


Esta imagem de identificação coletiva e de anonimidade simultânea estaria exercendo um apelo sobre grupos como o Anonymous, entre outros a idolatria ao anarquismo.

Significado de Anarquismo:

(anarquia+ismo) Doutrina que prega a eliminação de toda autoridade, a substituição da soberania do Estado pelo contato livre. Ação ou movimento anarquista.
                    Anarquia                         
               
O movimento prega a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema. Declara a anarquia do inferno a essas organizações que resistem à adesão universal.Marca registrada de Satanás: um círculo traspassado por três traços em diversas direções. O nome diz tudo. Representa a confusão, o caos, a desordem, a rebeldia.Segundo o livro "Filho do Fogo", este símbolo é também o símbolo do "Asmodeo", um dos 4 príncipes de Satanás. Promove a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema da Nova Ordem Mundial. Usado inicialmente pelos grupos Punk, actualmente os grupos heavy metal também já aderiram. O V de Vingança símbolo do filme nada mais é que o símbolo deste movimento.
“Não é um símbolo de resistência passiva, mas de terrorismo ativo. Ela está associada com a idéia de se derrubar um governo de um país. Isso pode ser muito assustador e alienante para algumas pessoas”.

Veja o que a Bíblia fala a respeito da rebeldia.

I Samuel 15.23 “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.”

Porfiar significa – Discutir, contender, teimar.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário